Oi mamães!!!
Hoje tenho mais novidades sobre a escolinha da minha filha....
Na verdade, estou sempre em busca de novas informações, espiando
todos os cantinhos da escola, pois quero conhecer com detalhes como é a
vivência da minha filha por lá e também buscar mais informações sobre a metodologia
de ensino, até para poder reproduzir em casa e dar continuidade ao que ela vem
aprendendo e descobrindo.
Acho que agora posso dizer que a fase de ‘adaptação’ acabou, pois
ela já fica a tarde toda na escola. Ainda acontecem algumas crises de choro e
birra na hora da despedida, mas é momentâneo, pois me afasto e ela logo
consegue brincar e se interessa pelas atividades oferecidas pelas professoras.
(Atenção mamães: “as crianças fazem birras para chamar a nossa
atenção, conhecer os nossos limites e também para nos testar o tempo todo. Elas
tentam dominar a situação. Mas temos que ser fortes, impor limites, pois elas
são muito mais inteligentes do que podemos imaginar”.)
Na última semana, participamos da primeira Reunião de Pais,
juntamente com as professoras (Tia Rô e Tia Camila) e os pais dos coleguinhas
(Turma Maternal II), na salinha de aula. E então, pudemos compreender alguns
comportamentos das nossas crianças que
completaram ou irão completar o 3° ano de vida até o mês agosto de 2013.
A Professora Rosani explicou que esta é a Fase do “egocentrismo”,
dos “porquês”, da “negação”, da “intensidade de emoções”, em resumo, é a FASE
do “EU POSSO” (onde a criança se sente capaz de fazer as coisas sozinha).
Com algumas semanas de aula, segundo a professora, já foi possível observar as
preferências de algumas crianças por determinados colegas - é o início das
afinidades entre os pequenos. O tempo de concentração (nas atividades e
histórias) também vem aumentando, e elas estão aprendendo a ‘se colocar no lugar do
outro’ (ex. pedir desculpas pelo erro cometido com o colega, refletindo: ‘e se
o coleguinha fizesse o mesmo com você?’).
Esta ainda é a Etapa da “Fantasia” – as crianças reproduzem os
acontecimentos do dia a dia, imitam as pessoas, imaginam situações e fantasiam sempre.
As histórias infantis contadas pelas professoras na escola e também pelos pais em
casa ajudam a estimular nesse sentido.
A Escola trabalha a “autonomia” e a “independência” da criança,
estimula a linguagem, o vocabulário e a socialização. As crianças também
precisam de rotina, e na escolinha da minha filha, todos os dias, as atividades
são programadas e incluem trabalho pessoal e em grupo, atividades em sala de
aula (explorando os “cantinhos lúdicos”, conforme comentei em Post anterior),
no pátio, no parquinho, na biblioteca etc.
Para finalizar este POST, nada melhor do que instigar a
reflexão de vocês, pela escolha de uma escola cuja linha pedagógica se assenta
nos princípios montessorianos e cujo lema é “Ajude-me a crescer, mas deixa-me
ser eu mesmo”.
Ah!, Vamos espiar algumas fotos?
E aguardem os ‘próximos capítulos’......HEHEH
Beijinhuxxx
FLÁVIA
MAMÃE FASHION
Flavia, qual a escola? onde fica?
ResponderExcluirOi Isabelle!!! Centro Educacional Menino Jesus - CEMJ em Florianópolis - SC.
Excluirbeijos Flávia