sábado, 9 de março de 2013

A ESCOLINHA QUE TRABALHA COM O SISTEMA MONTESSORI DE EDUCAÇÃO


Oi mamães!!!

Hoje tenho mais novidades sobre a escolinha da minha filha....

Na verdade, estou sempre em busca de novas informações, espiando todos os cantinhos da escola, pois quero conhecer com detalhes como é a vivência da minha filha por lá e também buscar mais informações sobre a metodologia de ensino, até para poder reproduzir em casa e dar continuidade ao que ela vem aprendendo e descobrindo.

Acho que agora posso dizer que a fase de ‘adaptação’ acabou, pois ela já fica a tarde toda na escola. Ainda acontecem algumas crises de choro e birra na hora da despedida, mas é momentâneo, pois me afasto e ela logo consegue brincar e se interessa pelas atividades oferecidas pelas professoras. (Atenção mamães: “as crianças fazem birras para chamar a nossa atenção, conhecer os nossos limites e também para nos testar o tempo todo. Elas tentam dominar a situação. Mas temos que ser fortes, impor limites, pois elas são muito mais inteligentes do que podemos imaginar”.)

Na última semana, participamos da primeira Reunião de Pais, juntamente com as professoras (Tia Rô e Tia Camila) e os pais dos coleguinhas (Turma Maternal II), na salinha de aula. E então, pudemos compreender alguns comportamentos das nossas  crianças que completaram ou irão completar o 3° ano de vida até o mês agosto de 2013.

A Professora Rosani explicou que esta é a Fase do “egocentrismo”, dos “porquês”, da “negação”, da “intensidade de emoções”, em resumo, é a FASE do “EU POSSO” (onde a criança se sente capaz de fazer as coisas sozinha).

Com algumas semanas de aula, segundo a professora, já foi possível observar as preferências de algumas crianças por determinados colegas - é o início das afinidades entre os pequenos. O tempo de concentração (nas atividades e histórias) também vem aumentando, e elas estão aprendendo a ‘se colocar no lugar do outro’ (ex. pedir desculpas pelo erro cometido com o colega, refletindo: ‘e se o coleguinha fizesse o mesmo com você?’).

Esta ainda é a Etapa da “Fantasia” – as crianças reproduzem os acontecimentos do dia a dia, imitam as pessoas, imaginam situações e fantasiam sempre. As histórias infantis contadas pelas professoras na escola e também pelos pais em casa ajudam a estimular nesse sentido.

A Escola trabalha a “autonomia” e a “independência” da criança, estimula a linguagem, o vocabulário e a socialização. As crianças também precisam de rotina, e na escolinha da minha filha, todos os dias, as atividades são programadas e incluem trabalho pessoal e em grupo, atividades em sala de aula (explorando os “cantinhos lúdicos”, conforme comentei em Post anterior), no pátio, no parquinho, na biblioteca etc.

Para finalizar este POST, nada melhor do que instigar a reflexão de vocês, pela escolha de uma escola cuja linha pedagógica se assenta nos princípios montessorianos e cujo lema é “Ajude-me a crescer, mas deixa-me ser eu mesmo”.

Ah!, Vamos espiar algumas fotos?







E aguardem os ‘próximos capítulos’......HEHEH
Beijinhuxxx

FLÁVIA
MAMÃE FASHION

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Isabelle!!! Centro Educacional Menino Jesus - CEMJ em Florianópolis - SC.
      beijos Flávia

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, opinião, sugestão...e também seu nome e e-mail, ok? Obrigadinhaaa!