domingo, 17 de fevereiro de 2013

O PRIMEIRO DIA NA ESCOLINHA: ADAPTAÇÃO DE MÃE E FILHA


Oi mamães!!

As aulas da maioria das escolinhas já começaram em 2013 e nós estamos em fase de ‘adaptação’ ou ’habituação’. Eu digo ‘nós’, pois não é só a criança que precisa se adaptar as novidades e ao novo ambiente, a mãe também tem que se acostumar com a distância, sentir segurança em deixar o(a) filho(a) com pessoas pouco conhecidas, confiar nas professoras e em toda estrutura e método da escola. Nós escolhemos uma escola que trabalha com o Sistema Montessori de Educação e tenho me surpreendido com as novidades e as conquistas (minhas e dela) iniciais.

O primeiro dia:

Ao acordarmos, logo fui cuidar dos detalhes: separar material, uniforme, arrumar a lancheira etc. A Lê já estava ansiosa pelo primeiro dia, pois já tinha conhecido o colégio e ficado encantada com o parquinho, os peixes e tudo que recordava de lá. A caminho da escola, o frio na barriga...e na tentativa de disfarçar para a minha filha, ela vem com a seguinte pergunta recorrente: “Tudo bem, mamãe?”...”Tudooo!”

Chegando próximo ao portão do colégio, peguei minha bolsa, a bolsa da Lê, a lancheira e tudo o que precisava levar no primeiro dia....ainda tive que entrar com ela no colo, bem agarrada no pescoço. Eu estava mais parecendo um cabide ambulante..hehe

Logo no meio do pátio encontramos um amiguinho - o Pedro! Oba! Era o que ela precisava para sair do colo. E os dois se abraçaram...que fofos!.

Em seguida fomos de mãos dadas, tentar descobrir onde ficava a salinha. E foi então que encontramos e conhecemos duas professoras: a ‘Tia Rô’ e a ‘Tia Camila’. A minha filha foi entrando de mansinho, até sentar no chão, perto dos bichinhos e logo começou a conversar com a ‘tia’ e a se soltar.

Eu fiquei por ali olhando, batendo umas fotos, depois avisei para ela que daria uma saída e logo voltei, e outra saída mais demorada e voltei, passava pelo corredor e espiava....ela estava tranqüila! Ufa!

Depois chegou a hora do parquinho, tão esperada por ela..hehe. Gostei de ver a ‘tia’ não só cuidando, mas também se divertindo junto (minha preocupação será na semana que vem, com ela solta no parquinho e somente duas ‘tias’ para cuidar de 15 crianças). Minha alegria e surpresa, foi observar ela chamar o tempo todo: “Vem cá, Tia Rô!!”.

Na hora do lanche, tive que ficar bem longe, sem poder espiar. E ela comeu tudo direitinho, cheia de apetite?! Oba!

Na verdade, o primeiro dia de ‘adaptação’ seria de apenas 2 horas e acabou durando 3 horas, até porque a Lê não queria ir embora, acreditam?!kkkkkk

E não para por aí....no primeiro dia de aula, as únicas crianças (três) que estavam na salinha dela, tinham o mesmo nome...todas Letícia!! Uau!

Ah! Para finalizar, não posso deixar de contar que acabei ficando amiga da mãe da outra Lê...uma afinidade incrível!!

Enfim, tudo foi muuuuuito melhor do que eu esperava e toda a minha preocupação e ansiedade iniciais foram em vão (Vocês não fazem idéia de quantos medos passaram e ainda passam pela minha cabeça. Eu sou mega protetora sim, mas estou melhorando...).

O segundo dia, foi ainda melhor, fiquei longe por 2 horas e depois encontrei ela feliz, pulando, sorrindo!! Que demais!!!

Semana que vem tem mais e a segunda etapa é vencer o medo de reunir todas aquelas crianças em uma sala, dividir a atenção e cuidados da professora etc (aguardem as ‘cenas dos próximos capítulos’ em novo Post! Hehe)

Agora espiem alguns ‘cliques’ que eu fiz e reparem como a salinha é organizada através de ‘cantinhos lúdicos’, tais como: o ‘cantinho da leitura’, o ‘cantinho da casinha e da fantasia’, o ‘cantinho de artes’, o ‘cantinho dos animais’, o ‘cantinho do fundo do mar’ entre outros.









E com vocês, como foi o primeiro dia de aula? Contem aqui!!!

Obrigada! beijinhuxxxx


2 comentários:

  1. É assim mesmo Fla, vc não foi a unica. Dá um frio na barriga, vem um monte de medo na cabeça, mas depois passa. A minha vantagem é que a minha cunhada é secretária na escola da Hannah, no começo mandei muitos text pra ela perguntando como estava, se ela tinha bebido água se tinha comido... emfim, estava longe mas ainda sim de olho hehehe. Beijos e boa sorte nas proximas semanas :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, é complicado mesmo...meu filho não se adaptou muito no primeiro colégio q havia escolhido, esperneava, vomitava e não teve jeito, acho q não souberem lidar, pois não queriam que minha mae no segundo dia não acompanhasse na adaptação, q não ficasse na sala e aquilo estava o deixando nervoso, traumatizado, resolvi fazer um teste em outro colégio q tem bastante coisa para fazer tb, como parques com bastante brinquedo, galinheiro, espaço ideal para brincar etc...no primeiro dia todos cientes da situação dele souberam levar, já conquistaram desde o primeiro momento. Claro, ele chora qdo deixamos no colégio, mas sempre que ligamos para saber de como está,dizem q está brincando e tal....então esse choro no começo é normal, e por isso me sinto feliz agora. Terça teremos reunião dos pais e aí sim saberemos como andam as coisas...mas q da um aperto no coração vendo chorar da.bjo, Taise

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, opinião, sugestão...e também seu nome e e-mail, ok? Obrigadinhaaa!