sábado, 10 de novembro de 2012

'O PRIMEIRO FILHO' BY PSICÓLOGA JULIANA



Você sabia que os casais sentem de maneiras muito diferentes os ‘efeitos’ da chegada de um filho?  E o que justifica a diferença é a trajetória de vida de cada casal, desde o primeiro mês de gestação até o dia do nascimento da criança, levando-se em conta se o relacionamento é recente, se são casados ou não, se o casamento é recente ou não, se o período sem filhos foi realmente aproveitado e se a gravidez foi planejada ou não.
O primeiro filho influencia muito nas emoções, sentimentos e principalmente na rotina de qualquer casal, pois muda o cotidiano, o dia-a-dia e os pais passam a viver a vida em função do filho.

Quanto ao período de gestação, pode ser analisado como o de preparação do casal para a chegada do bebê, o que inclui a busca por informação e orientação: é importante ler livros, consultar especialistas, assistir a programas de TV e também escutar a experiência dos avós...
 Outra questão muito importante para o casal é estabelecer o diálogo – é preciso conversar sobre a educação da criança que virá ao mundo, avaliar as experiências pessoais de cada um ao longo de sua vida, analisar erros e acertos e refletir sobre o que pretendem manter ou mudar na educação do filho.
Para finalizar, uma dica para o casal: “Aproveite ao máximo cada fase de seu relacionamento (namoro, noivado, casamento) antes de decidir ter um bebê, pois um filho exige muito, tanto do pai quanto da mãe, envolve atenção, dedicação e muita responsabilidade”.
E aí, você está preparada para ser mãe? Você está preparado para ser pai?


                                                                    Psi. Juliana Porto (CRP 12/03845)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, opinião, sugestão...e também seu nome e e-mail, ok? Obrigadinhaaa!